domingo, 30 de novembro de 2014

Quais são as camadas da atmosfera?

A pergunta foi feita pela leitora Ana Caroline Bernardino, de Orlândia-PR. Veja a resposta da redação da revista Mundo Estranho
Diego Garcia 
Mundo Estranho

São  elas: troposferaestratosferamesosfera,termosfera exosfera. Juntas, as cinco compõem a atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra e é responsável, entre outras coisas, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta. 
A diferença entre cada uma das camadas é, basicamente, de temperatura e altitude. Mas cada uma guarda suas peculiaridades.

1. A FAIXA DA VIDA
Nome
: Troposfera
Altitude: De 0 km a 18 km
Temperatura: Até -60°C, nas partes mais altas
Concentra as maiores quantidades de gases indispensáveis para os seres vivos: 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de gás carbônico. Nela, ocorrem os fenômenos meteorológicos, como chuvas e ventos. E é por ela que transitam aviões, helicópteros, balões etc.

2. FILTRO SOLAR
Nome
: Estratosfera
Altitude: De 18 km a 50 km
Temperatura: De -60°C a -80°C
Nela está a camada de ozônio, responsável por filtrar a radiação ultravioleta emitida pelo Sol. O famoso "buraco", na verdade, é a rarefação do ozônio e fica concentrado na Antártida, levado por fortes correntes de ar.

3. PELÍCULA PROTETORA
Nome: Mesosfera
Altitude: De 50 km a 80 km
Temperatura: De -10°C a -100°C
Protege a Terra de meteoros. Eles caem a uma velocidade de 65 mil km/h, mas explodem ao encontrarem o atrito dessa fatia, aliado à baixa temperatura. Nela também se formam as intrigantes nuvens noctilucentes: compostas por minúsculos cristais de gelo que só são visíveis quando iluminados por baixo, no pôr do sol.

4. CAMINHO PARA O SOL
Nome: Termosfera
Altitude: De 80 km a 300 km
Temperatura: Pode chegar a 1.000°C
Nessa camada o ar já é muito rarefeito. É aqui que o vento solar é interceptado pelo magnetismo da Terra e direcionado para os polos, o que forma a aurora boreal. É também onde fica a ionosfera, faixa carregada de íons e que recebe e transmite as frequências do rádio.

5. LACRE ESPACIAL
Nome
: Exosfera
Altitude: De 300 km a 600 km
Temperatura: 1.000°C
É a transição entre a atmosfera e o espaço, por isso, vai terminando gradualmente até virar só espaço sideral! Nessa camada ficam os satélites espaciais que orbitam a Terra. Como o ar é extremamente rarefeito, a temperatura chega a 1.000 oC. Mas não se assuste: devido à rarefação, o calor não se propaga.

Consultoria: Claudia Marques Rosa, bióloga
Fonte: Livro Geografia Crítica Vol. 1, de J. William Vesentini
Postar um comentário