quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ministra do Desenvolvimento Social lança Programa Mais Viver no Piauí

Terça-feira, 31 de Janeiro de 2012

Na manhã desta segunda-feira (30), a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Tereza Campello esteve em Teresina para o lançamento do Programa Mais Viver. A solenidade, bastante prestigiada, contou com as presenças do Governador do Estado do Piauí, Wilson Martins, do Secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, além de diversas outras autoridades, lideranças e sociedade civil organizada.

Discurso Gov

Na oportunidade foram assinados o decreto e os termos que autorizam a implantação do Programa no Piauí. A meta é ousada: tirar 220 mil piauienses da miséria até 2013. O Plano irá beneficiar famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e que possuem uma renda equivalente ao valor de R$ 70,00 por pessoa.

César Fortes, coordenador do Programa Mais Viver, explica que as ações do programa são bem claras. “O nosso objetivo é utilizar mecanismos e retirar famílias que se encontram em situação de pobreza em nosso Estado. A inclusão e a prestação de serviços são as nossas principais prioridades”, destacou.

Assinatura Ministro

Em consonância com o Plano Brasil Sem Miséria, o ‘Mais Viver’ reúne diversas ações relacionadas às áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Inclusão. Tereza Campello falou da importância do Plano no Piauí.

“Nós temos uma trajetória de muito sucesso no Brasil, é incluindo que nós conseguimos crescer, crescer mais que a média nacional, utilizando uma estratégia eficiente articulando junto às ações do Estado e amparando a parte mais frágil e vulnerável da população”, afirmou a Ministra.

Educação, Segurança e combate as Drogas compõem o Plano Estadual

Dados e gráficos foram apresentados exemplificando as metas e propostas do Governo do Estado em relação ao Mais Viver. O acesso aos serviços públicos, ampliação da jornada escolar, a transferência de renda e o combate ao crack, são algumas das ações que compõem o Plano Estadual.

Assinatura Governador

“O Governo do Piauí está fazendo sua parte. Elaboramos um conjunto de ações que serão executadas ainda esse ano. Não podemos mais perder tempo, temos que incluir em dois anos, pelos menos 300 mil piauienses na classe média”, destacou o Governador Wilson Martins.

Segundo o secretário da Educação, Átila Lira, a Seduc estará presente neste Programa através de ações que já estão sendo implementadas em todo o Estado. “Programas como o ‘Palavra de Criança’, que alfabetiza as crianças na idade certa e a mediação tecnológica, que oferta a educação básica de jovens e adultos oferecendo toda a qualidade no ensino são alguns exemplos", revela. Lira.

Assinatura Secretario

“Além desses programas, o trabalho com as comunidades quilombolas, que serão atendidas com o intuito de resgatar a identidade cultural dos educandos, também fará parte do Mais Viver”, completou o secretário da Educação, Átila Lira.

Durante a tarde desta segunda-feira, a Ministra participou de uma reunião técnica com os representantes do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, responsáveis pelo Programa.



Autor: Suzanne Arraes
Postar um comentário